A lubrificação correta é fundamental para a vida útil do motor e deve fazer parte da rotina de manutenção do veículo. A função básica do óleo é, que com sua viscosidade, se evite atrito entre as peças do motor, impedindo que se desgastem ou até travem o motor. Por essa razão, a troca deve ser feita regularmente, pois o óleo vai aos poucos perdendo sua viscosidade e aderência.
Verifique o manual do fabricante, se atente ao modelo e quantidade indicados, assim como a periodicidade de troca, por período ou por quilometragem rodada.
Além do óleo, devemos ficar atentos ao filtro de óleo. A função do filtro de óleo, é eliminar partículas de metal que são geradas pela fricção das peças dos motores.
O contato das peças do motor, como os pistões, pode gerar impurezas muito nocivas ao bom funcionamento do motor. Aí entra a importância do filtro de óleo.
Antes aconselhava-se a troca do filtro a cada duas ou três trocas de óleo, mas hoje, as principais montadoras indicam a troca sempre junto com a troca de óleo. E realmente é o mais indicado, pois as novas tecnologias aplicadas aos motores geram mais atrito e calor, gerando maior quantidade de impurezas.
E observe também onde realizar a troca de óleo e filtro. Siga o guia dos motoristas encontre locais com profissionais treinados e qualificados economizando.